Faça sua camiseta:

Faça sua camiseta:
Muitos nos procuram querendo comprar uma camiseta do movimento pela ética evangélica, Nós não comercializamos camisetas, mas quem quiser ter uma basta pegar o modelo e mandar fazer no local de sua preferencia: http://exemplobereano.blogspot.com.br/2014/02/camisetas-do-movimento-pela-etica.html

domingo, 3 de abril de 2011

Manipulando o ensino sobre contribuição

Um dos assuntos mais falados no chamado meio evangélico é sobre contribuição. Em muitas igrejas e ministérios a palavra dinheiro é mais usada do que salvação, santificação, servos, amor ,etc...
Óbvio que qualquer seguidor de Jesus que lê sua Palavra sabe que ela fala em contribuir, mas nunca com a ênfase dada em nossos dias. Hoje manipulam-se qualquer texto para dar o sentido que querem.
Se estudarmos o Novo testamento veremos que diferente do que é ensinado pela maioria, ele não contêm nenhum ensinamento sobre o dizimo para a igreja, mas como o tema desta postagem não é dizimo e sim contribuição não vou me ater a ele.
 Contribuir é bíblico e encontramos muitos textos no NT ensinando isso ou  mostrando a igreja contribuindo, o "x" da questão não está no contribuir mas sim no porque e para quem contribuir.
Diferente do que ouvimos hoje ,quer seja nos púlpitos, quer seja nos programas de rádio tv as contribuições na bíblia nunca visaram construir impérios religiosos, que chamam de "obras" de Deus ou pregação do evangelho.
Neste sábado dando uma volta pelos canais de TV passei por um programa que a mais de um ano usa seus trinta minutos semanais somente para pedir dinheiro para obras visando uma comemoração da  denominação. E colocam Deus na coisa, como aquilo fosse a essência do evangelho:construir um ginásio, uma avenida e um museu. Até acho que isso poderia ( ou talvez não ache) mas como diria o sábio "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa". O povo tira dinheiro do pagamento que pode ate faltar no lar, se dispõe a fazer atividades para  arrecadar dinheiro e doar com a ideia que estão contribuindo para a expansão do reino de Deus. sem perceberem que o objetivo é dar poder a homens, é construir uma verdadeira torre de Babel e que por mais nobre que seja os motivos não é o que a bíblia ensina. Quando se fala em milhões ( sim milhões) de reais para um evento eu fico imaginando estes milhões sendo usado para ajudar os necessitados como a bíblia de fala. As pessoas contribuem pensando que estão ajudando a obra de Deus e por nenhum momento para  fazer as contas. Imaginem este dinheiro ajudando os irmãos da igreja perseguida pelo mundo: Isso faz a diferença;
Neste mesmo dia em outro programa assisti a uma entrevista com uma missionário em um pais africano trabalhando com pessoas em situação de vida palpérrima, onde a maioria da população são soro positivo para o virus HIV , onde milhares de crianças são orfãs ( a missionaria ira trabalhar com um grupo destas crianças) Um pais onde os hospitais não tem um minino de suporte e deixam a desejar, ( nosso péssimo serviço de saúde seria um luxo por la) Esta missionaria tem mais de 60 anos e não ouvi ela falar em dinheiro, mas óbvio que ajudar seu ministério é fazer a obra de |Deus e é muito mais   importante que construir auditórios.
É  incrível !em nome de contribuir para  a obra se sustenta gigôlos da fé, alimenta -se os vendilhões dos templos expulsos por Jesus, ajuda a homens auto intitulados ministros de Deus a ficarem milionários, Comprar jatinhos para os pregadores virou sinônimo de fazer a obra e olha que os pregadores famosos disputam entre si que tem o maior e melhor avião.
Enquanto cristãos humildes sobem os morros para levar a mensagem da cruz sem ganhar nada ou com algumas ofertas irrisórias, os famosos cobram uma fortuna para que crentes ouçam sua mensagem "ungida".
Voltando as escrituras não vemos nenhum texto falando em construir templos e sustentar estruturas religiosas, coisas que na devida proporção até podem ser úteis e devem acontecer mas na devida proporção;
A bíblia menciona o sustento de quem faz a obra, mas este sustento nunca deve servir como álibi para que pessoas se enriqueçam a custo da obra de Deus,  não acredito que um obreiro deva passar necessidades, mas também  não acredito que a bíblia  ensine que eles devam viver no luxo, morando em mansões, tendo carros importados ou mesmo jatinhos  E o novo testamento tem algumas passagens sobre o salário do obreiro  mas a maioria esmagadora dos textos que falam sobre ofertas falam sobre a ajuda aos necessitados.
Veja alguns textos bíblicos e depois compare se a igreja moderna está obedecendo ao mandamento divino sobre contribuir ou mesmo se estamos imitando a igreja que nasceu no pentecostes.

Atos 2:44,45

Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.


Vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.



Nos primórdios da igreja o povo contribuía com o objetivo de suprir a necessidade dos irmãos, ninguém tinha preocupação com o que era seu mas tudo era em comum.

Aqui vemos contribuição e vemos que esta difere das ofertas e dízimos ensinados hoje e não visa a necessidade comum e cada irmão e sim sustentar obreiros e estruturas ( não que seja errado, mas o problema esta na prioridade.)



Atos 4: 32,35

...Ninguem considerava exclusivamente sua nenhuma coisa que possuía , tudo porém era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terra ou casas, vendendo-as. traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos, então, se distribuíam a qualquer um à medida que alguem tinha necessidade.



Aqui o texto segue o citado anteriormente ( Atos 2) A necessidade de cada um era prioridade e ninguém se apegava aos seus bens mas os usavam para suprir as necessidades dos irmão. Os apóstolos aqui começavam a ter a responsabilidade de ajudar nesta distribuição pois a eles eram entregues os valores e estes distribuíam. Continuando no texto vemos Barnabé vendendo uma propriedade e trazendo aos apóstolo e o caso de Ananias e Safira que fizeram isso pela motivação errada e mentindo sobre o valor da venda. Deus não quer este tipo de contribuição. Observem que a contribuição era voluntária, os que faziam o faziam de coração, ninguém era obrigado ( conservando-o, porventura não seria teu? e vendido, não estaria em seu poder?), mas fazer para aparecer e mentir Deus não não tolera.





Atos 6;1.4

... porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária....


Não é razoavel que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas....


Escolhei dentre vós sete homens....aos quais encarregaremos deste serviço.



O serviço de ajuda era primordial para igreja que surgia, e os apóstolos devido aos seus afazeres em relação a Palavra de Deus atribuíram este serviço aos diáconos para que esta distribuição fosse feita de forma correta, não esquecendo de ninguém. Aqui vemos que a função dos diáconos eram servir as mesas, ou seja distribuir entre os necessitados ( Hoje parece que em muitas igrejas o diácono serve para ficar na porta do templo, olhar os carros, chamar atenção das crianças... mas isso já é outro assunto)

Continuamos a ver que ajudar, repartir era algo primordial a igreja, o povo contribuía e os apóstolos, depois os diáconos serviam a Deus ajudando neste ministério. Até aqui não vemos contribuição e ofertas para sustento do obreiros e estruturas ( até necessário se dermos a importância devida a cada ação)




ATOS 10;4

..e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus.



Aqui vemos as esmolas ( ajuda ao necessitados) agradando a Deus, e no caso isso aconteceu mesmo antes de Corneio conhecer a Jesus, este orava a Deus e dava esmolas e Deus se agradou disso que providenciou alguém para lhe levar a mensagem correta do evangelho. O que agradou a Deus foi as esmolas que ajudavam os pobres não que sustentavam estruturas de templos.





Atos 11:29

Os discípulos, cada um conforme suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judeia.



Diante de uma fome na região da Judeia os discípulos contribuíram para socorrer os irmãos afetados por ela, E olhem que alem de voluntária este socorro era segundo as posses.Alguma semelhança com os dízimos e ofertas modernas?





Rom 15:26

"Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em beneficio dos pobres entre os santos que vivem em Jerusalém."



De novo coletas em favor dos pobres.





I Cor ¨16:1,2



"Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme sua prosperidade.



Mais uma vez, ofertas para os santos e esta oferta não tinham um percentual tipo dizimo, cada um fazia segundo sua prosperidade ( e por favor não venham dizer que um percentual igual para todos é conforme a prosperidade, pois 1% de quem ganha uma bolsa família de 300,00 pode ser muito mais do que 50% de quem ganha 50.000,00)



II Cor 8: 2,5



Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente .Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço que se fazia para com os santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.



II Cor 9:1



Quanto à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos;



II Cor 9: 7,

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.



Gal 2:10

Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência.



I Tm 5:3 e 8

Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas.


Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel



Tg 2: 15,16

E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?



Agora  ligue a TV e na hora que pedirem dinheiro ( que é quase toda hora dos programas) veja se seguem o propósito e exemplo bíblico. Veja se os valores não foram invertidos. Antes de "abrir" o bolso estude a real necessidade de se dar aquela oferta, e se não existe outras prioridades. Será que milhões para um programa de Tv num pais onde tem um igreja em cada esquina é vital? Será que estes programas realmente pregam a palavra ou são um shopping de venda de bugiganga gospel e uma verdadeira fonte de heresias e que promovem homens e seus feitos?, E qual o verdadeiro motivo no coração de quem contribui?Ajudar a algum necessitado ou faturar ( investir) em cima das promessas de que dando receberão muito mais.

Ao fim desta postagem eu pergunto: Você não concorda comigo que o ensino sobre contribuição não está sendo manipulado:

VOLTEMOS AO EVANGELHO PURO E SIMPLES, O $HOW TEM QUE PARAR!





por: Laudinei

4 comentários:

  1. muitos historiadores da igreja escrevem que o dízimo não se tornou uma doutrina aceita na igreja, durante mais de 700 anos após o Calvário. Os antigos pais da igreja, antes de 321 d.C. (quando Constantino tornou o Cristianismo uma religião legal) se opunham ao dízimo, considerando-o uma doutrina puramente judaica. Clemente de Roma (Ano 95), Justino Mártir (150), o Didaquê (150-200) e Tertuliano (150-220) se opunham ao dízimo. Até mesmo Cipriano (200-258) rejeitou a introdução do dízimo incluído na distribuição aos pobres.
    De fato, os antigos líderes da igreja praticavam o ascetismo. Isso quer dizer que ser pobre era a melhor maneira de servir a Deus. Eles copiavam sua adoração conforme as sinagogas judaicas, as quais tinham rabinos que se auto-sustentavam, recusando-se a receber dinheiro para ensinar a Palavra de Deus (Ver Schaff - “History of Christian Church”, vol. 2, 63, 128, 98-200, 428-434).
    Segundo os melhores historiadores e enciclopédias, 500 anos se passaram até que a igreja, no Concílio de 585, tentasse, sem sucesso algum, forçar os seus membros a dizimar. Mas não foi antes de 777 d.C. que o Imperador Carlos Magno permitiu legalmente que a igreja coletasse dízimos [É claro que a Igreja de Roma, a qual coroou Carlos Magno, foi quem ressuscitou o dízimo, por causa da sua desmedida ganância por riqueza material].

    Clemente de Roma (c95), Justino, o Mártir (c150), Irineu (c150-200) e Tertuliano (c150-200), todos se opunham ao dízimo por ser estritamente uma tradição judaica. O Didaquê (c150-200) sancionava aos apóstolos itinerantes que ficavam mais de três dias e depois pediam dinheiro. Os viajantes que decidiam se combinar com eles viam-se obrigados de aprender um ofício. Os que ensinam o dízimo não citam as declarações destes pais da igreja que se opunham ao dízimo.

    Cipriano (200-258) fracassou quando tentou impor o dízimo em Cartago, África do norte, ao redor do 250 DC. No entanto, quando se converteu, Cipriano entregou sua grande riqueza pessoal aos pobres e tomou um voto de pobreza. E – devemos recordar – suas idéias do dízimo não foram adotadas.

    Quando os mestres do dízimo citam a Ambrósio, Crisóstomo e Agostinho, como os assim chamados "pais da igreja", por pura conveniência não incluem os primeiros 200 anos da história da igreja. Ainda, depois que o cristianismo foi legalizado, no século quarto, muitos dos grandes líderes espirituais tomaram votos de suma pobreza preferindo viver vida de solteiros em monastérios. Se é que vão citar a estes mestres do dízimo, então a igreja também deve observar o tipo de vida que eles viviam.

    ResponderExcluir
  2. Biblicamente a doutrina do dizimo para igreja não passa. Já seria mais que suficiente para derrubar qualquer argumento pro dizimista, mas parece que a doutrina tambem não passa pela evidencia da historia.
    Gostaria de publicar estes seus estudos no blog. Posso?

    ResponderExcluir
  3. pode sim , pode copiar tambem o que postei no blog do renato


    caso queira me adcionar para trocar umas ideias sobre a palavra
    claudiopimenta2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Essa é a triste realidade do meio evangélico, enquanto almas perecem errando dentro da igreja, vivendo em pecado casando-se pela segunda terceira vez, e não se fala mais em amor, renuncia, pagar preço e etc, os "ungidos" estão se emaranhando nas suas cobiças e desejos nocivos.


    Que Deus tenha misericórdia de nós

    ResponderExcluir