Faça sua camiseta:

Faça sua camiseta:
Muitos nos procuram querendo comprar uma camiseta do movimento pela ética evangélica, Nós não comercializamos camisetas, mas quem quiser ter uma basta pegar o modelo e mandar fazer no local de sua preferencia: http://exemplobereano.blogspot.com.br/2014/02/camisetas-do-movimento-pela-etica.html

sábado, 1 de dezembro de 2012

Tim Tones: uma paródia com ares proféticos


 Li este texto no blog memórias das Assembléias de Deus (http://mariosergiohistoria.blogspot.com.br) e me relembrei do velho personagem do Chico Anísio (falecido a poucos meses). Apesar das lideranças da época considerar o personagem como uma blasfêmia ao nome de Deus, o personagem encarnava um tipo de liderança que se proliferou pelo pais e que na época retratava alguns lideres e hoje este retrato pulou  de alguns para muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos. No vídeo que coloco no final quem não conheceu Tim Tones poderá comparar com o que ve na TV hoje e recebe o nome de programas evangélico. Segue-se o texto:

Tim Tones: uma paródia com ares proféticos

Você lembra de Tim Tones? Os mais jovens provavelmente nunca ouviram falar dele, mas Tim Tones era um personagem do famoso humorista Chico Anysio. Talvez seja um dos precursores da teologia da prosperidade no Brasil. O nome do cômico personagem lembrava o pregador norte americano Jim Jones, que alguns anos antes ficou famoso por liderar um suicídio coletivo na Guiana.


 Tim Tones: uma paródia futurística

O quadro humorístico era também uma clara alusão ao programa do famoso televangelísta  Rex Humbard, que  tinha seus programas apresentados em vários países, inclusive no Brasil. Exibido em meados dos anos 80, o quadro causou forte reações no meio evangélico (principalmente as lideranças), os quais não gostaram de se ver de forma estereotipada no horário nobre da Rede Globo de televisão. Tal foi a indignação, que a revista Veja numa matéria intitulada De mal humor:personagem de Chico Anysio descontenta igrejas descreve assim a polêmica:


O pastor Tim Tones, um personagem que Chico Anysio apresenta há dois meses na TV Globo, está provocando reações entre os membros de várias igrejas protestantes do país... O Tim Tones de Chico Anysio é um pastor esperto que se apresenta sempre junto com a família - a mulher e sete filhos - e explora seus fiéis. (Veja 07/11/1984)


No decorrer da matéria dois lideres evangélicos são ouvidos sobre a polêmica. Um deles o pastor Nemuel Kessler da Assembleia de Deus do Rio de Janeiro critica da seguinte forma "A questão é que, do jeito que Chico Anysio faz sua sátira, as pessoas não diferenciam um pseudomissionário de um verdadeiro". Outro ponto interessante é a menção do artigo do pastor Paulo César Lima, escrito noMensageiro da Paz, cujo título Tim Tones: sátira ou blasfêmia? No artigo segundo a revista, o autor reconhece que o alvo do humorista são os "mercadores do evangelho", mas sua crítica principal é a maneira desrespeitosa como o nome de  Deus é usado. Para Lima o nome de Deus é "proferido no programa como se fosse um mero produto de utilidade pública." Ao ser procurado Chico Anysio respondeu simplesmente  "Quem reclama do Tim Tones, Tim Tones é."


Ainda repercutindo a polêmica, o jornalista e pastor Joanyr de Oliveira no Mensageiro da Paz(fevereiro de 1985) dá a réplica ao humorista.


Será mesmo? Não! Aquela foi uma apressada conclusão que, em absoluto, não corresponde à verdade. Milhões e milhões de evangélicos se entristecem ao saber que se desacredita a nobre causa evangélica ao se caracterizar como pastor a um cínico aproveitador da ingenuidade popular - mas nada têm haver com tal procedimento. Portanto, muitos são os que não são Tim Tones nem gostam dele. 


Porém, mais adiante, pastor Joanyr reconhece:


É verdade que o falso pastor criado pelo humorista não é um mero personagem de ficção. Ele encarna uma categoria de cidadãos em todos os Estados e que vêem enodoando o evangelismo pátrio. Eles exploram os crentes e exigem quase insuportáveis sacrifícios dos fiéis, prometem curas que nunca acontecem e, com as contribuições dos irmãos, avolumam seu patrimônio e o de familiares seus. 


Joanyr de Oliveira reconhece, que o Tim Tones da TV era uma alusão verdadeira de falsos mestres, e deveria ser denunciado com vigor. Por outro lado, Oliveira faz coro com Paulo César Lima e argumenta que realmente Chico Anysio estava sendo blasfemo, e assegura "é bom que se diga, nosso Deus não se deixa escarnecer".


Bem, o programa deixou de ser apresentado, e Chico Anysio hoje esta praticamente aposentado. Mas Tim Tones  esta vivo, presente e multiplicado mais do que nunca no meio evangélico. Aquilo que era um quadro cômico, num determinado programa, uma vez por semana, tornou-se uma tragédia, um drama dentro das denominações pentecostais. Tim Tones hoje possui diferentes nomes, variados horários no rádio e na televisão brasileira, e infelizmente, esta todos os dias na mídia. Ele esta por ai, fazendo com o nome de Deus, aquilo que Lima justamente criticou em seu famoso artigo, ou seja, esta transformando o evangelho de forma que se pareça "como se fosse um mero produto de utilidade pública."

Fonte:

http://mariosergiohistoria.blogspot.com.br


Fonte do video:

http://www.youtube.com/watch?v=a6yJn5XEhV4




2 comentários:

  1. A Paz de Cristo! Fico muito feliz e honrado com a divulgação dos textos do blog Memórias das Assembleias de Deus. Meu e-mail esta no blog para qualquer contato e troca de informações.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Me lembro perfeitamente deste quadro do Chico Anisio e da repercução no meio evangelico na época,como cristão sei que a luz aborrece as trevas e caricaturas como tim tones surgem de uma forma a escarnecer o puro evangenho,por outro lado ha muitos "lideres evangélicos" que dão motivo pra que isto aconteça ainda não perceberam o desserviço que causam para o reino de Deus

    ResponderExcluir