Faça sua camiseta:

Faça sua camiseta:
Muitos nos procuram querendo comprar uma camiseta do movimento pela ética evangélica, Nós não comercializamos camisetas, mas quem quiser ter uma basta pegar o modelo e mandar fazer no local de sua preferencia: http://exemplobereano.blogspot.com.br/2014/02/camisetas-do-movimento-pela-etica.html

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Julio Severo: O nosso Pat Robertson.

Julio Severo: o nosso Pat Robertson?
Postado por Gutierres Siqueira

Lendo o blog do Júlio Severo, eis que me espanto com o mais recente artigo. No texto Será necessário um terremoto? , o blogueiro defende a ideia de que o terremoto é um castigo de Deus pela religiosidade do vodu praticada naquele país. Vejamos algumas declarações:

Júlio Severo: Diante da imensa tragédia do terremoto no Haiti, onde dezenas de milhares morreram, o cônsul do Haiti em São Paulo, Gerge Samuel Antoine, foi sincero o suficiente — e também politicamente incorreto — para atribuir a tragédia à religião dos haitianos. A religião oficial do Haiti, um país formado esmagadoramente por descendentes de escravos africanos, é o vodu.

Não, o cônsul Antoine está redondamente enganado. Severo chama de “politicamente incorreto” a grande besteira dita pelo cônsul. Não podemos usar o “politicamente incorreto” como justificativa para declarações irracionais e que ferem a Palavra de Deus. É um absurdo apoiar a declaração do George Samuel Antoine.

Júlio Severo: Seria de admirar então que a mesma nação que tem como religião oficial o vodu é, ao mesmo tempo, a nação mais pobre do Hemisfério Ocidental? Essa condição miserável é uma herança espiritual que antecede à colonização européia.

O Haiti não é pobre por uma maldição espiritual. Ou, por acaso, Júlio Severo acredita na “teologia da prosperidade”? Há alguma associação entre “espiritualidade” e “prosperidade”? Fosse assim, o Japão budista e secular seria miserável ou a Escandinávia atéia e agnóstica seria a podridão do mundo.

Por que o Haiti é tão pobre? Simplesmente porque durante dezenas de anos faltou democracia, liberdade de mercados, investimentos privados, educação e uma cultura empreendedora. A miséria do Haiti deriva de governos autoritários, faltas de instituições sólidas, corrupção, violência e alto analfabetismo. O Japão não era assim, nem a Coréia do Sul, também budista. E o que dizer da mulçumana Arábia Saudita? Ou ainda da futurista Dubai dos islâmicos?

Realmente a cultura pode ajudar na falta de uma visão democrática, mas como as questões culturais são dinâmicas por natureza, não impedia que o Haiti pudesse incorporar práticas modernas de gestão e administração em seu país.

Júlio Severo: Apesar disso, só quem viveu debaixo das religiões afro-brasileiras, ou do vodu, conhece o poder destrutivo das forças espirituais do mal. O Haiti está vivendo essa realidade.

O blogueiro Júlio Severo baseia suas ideias em experiências, e não em uma sólida teologia advinda da Palavra de Deus. Semelhante aos bispos iurdianos, fala das maldições das religiões africanas como mais poderosas do qualquer outra coisa. Por que há mais maldição nas religiões tribais africanas do que no materialismo ateu, do islamismo, do budismo etc.?

Sejamos prudentes. Vamos ler a Bíblia também, em especial Lucas 13. 1-9.



Julio Severo critica o blog Teologia Pentecostal

Postado por Gutierres Siqueira

Na última segunda-feira escrevi um artigo (leia aqui) criticando a ideia que Julio Severo tem defendido no seu blog em relação ao Haiti. Para o blogueiro Julio Severo, o Haiti está sendo castigado por Deus devido os pecados do vodu, uma religião tribal que divide o espaço com católicos e protestantes naquele país. Leia o artigo de Julio Severo nesse link. Nesse texto, Julio Severo critica o meu blog, assim como o Genizah e o Púlpito Cristão, que também escreveram contra as ideias de Severo. As críticas são direcionados principalmente ao Danilo Fernandes, mas se aplicando aos três blogueiros.

- Julio Severo reclama de uma linguagem inadequada.

Quem leu meu artigo sabe que não utilizei nenhum adjetivo pejorativo contra Julio Severo. Aliás, esse blog não combate pessoas, mas as teses de algumas pessoas.

- Julio Severo alega que os reformadores diriam o mesmo que ele.

Eu divido muito. Severo não apresentou nenhum texto de Martinho Lutero e João Calvino para provar esta afirmação. Mesmo que tivesse, a base da nossa fé é a Bíblia Sagrada, e não as opiniões de Lutero ou Calvino. Concordamos com os reformadores quando esses concordam com a Bíblia.

- Julio Severo reclama que ninguém contestou as passagens bíblicas apresentadas por ele.

No primeiro artigo Severo apresentou dois versículos: Deuteronômio 18. 10-12, onde há uma condenação as práticas de feitiçaria. Ora, é claro que a Bíblia condena a feitiçaria. O que vamos contestar? Danilo Fernandes, Leonardo Gonçalves e eu, jamais defendemos a feitiçaria. Isso é muito óbvio para continuar escrevendo. Outra passagem citada por Severo é Apocalipse 9.21, onde há uma condenação as práticas de feitiçaria. E daí? Alguém escreveu que o vodu não seja pecado? Todos nós concordamos que o vodu é uma prática idólatra. A mesma passagem condena a prostituição. Por que, então, Deus não mandou um grande terremoto para a Holanda, o paraíso da prostituição organizada?

O grande teólogo reformado Matthew Henry escreveu no século XVIII um dos melhores comentários bíblicos. Falando da passagem de Lc 13. 1-5; Henry escreveu:

Não podemos julgar os pecados dos homens por seus sofrimentos nesse mundo. Porque muitos são lançados na fornalha como ouro para serem purificados, não como a impureza ou a palha que é consumida. Portanto, não devemos ser severos demais em nossas censuras contra aqueles que são mais afligidos do que os seus vizinhos, como os amigos de Jó fizeram ao censurá-lo, “para que não condenemos a geração dos justos, Salmos 72.14. Se desejarmos julgar, teremos motivos suficientes para julgar a nós mesmos. Na verdade, não podemos conhecer o amor e nem o ódio através de tudo aquilo que passa perante nossa face, “porque tudo sucede igualmente a todos”, Eclesiastes 9. 1,2. (HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Novo Testamento. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. p 632.)

- Julio Severo acredita que um cristão sincero está imune a tragédias.

Severo está lendo E. W. Kenyon, Kenneth Hagin, Jorge Tadeu ou Benny Hinn? Não é à toa que Julio Severo admira Pat Robertson, fundador da Christian Broadcasting Network, uma emissora de TV que serve como plataforma para os pregadores da Confissão Positiva. Quem sabe Paulo, Pedro, Tiago e o próprio Cristo eram tão pecadores que morreram de forma cruel, isso porque mereceram. A lógica de Severo só tem uma base na Bíblia: os amigos de Jó. Ah, certamente os cristãos que morreram no Haiti eram muito pecadores. Severo já leu os últimos versículos de Hebreu 11, ou ainda II Co 12. 1-10?

- Julio Severo acredita no poder do vodu na causa de tragédias.

Que coisa, prefiro acreditar no poder de Deus. Até Balaão sabia disso: “Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa?” (Nm 23. 8). Acreditar que o vodu é tão poderoso está parecendo com as ideais mirabolantes da Rebecca Brown.

- Julio Severo chama Blog Teologia Pentecostal de “Teologia Esquerdopata”.

Certamente Severo nunca leu esse blog. Se tivesse tido a honestidade intelectual de vasculhar os meus artigos, ele veria logo que eu não tenho absolutamente nada de esquerdista. Quem me conhece sabe. Aliás, é uma mania do Julio Severo. Todo mundo que discorda dele é um esquerdista, que vota no Lula e quer a implantação do socialismo no Brasil. Eu não sou esquerdista, nunca votei no PT e acho o socialismo uma furada. Mas Julio Severo prefere me adjetivar sem pelo menos ler os meus textos.

O grande jornalista Paulo Francis, que era um direitista e politicamente incorreto, dizia: “É puro Brasil. Ao argumento crítico, o insulto pessoal.” Infelizmente essa realidade está bem presente na internet. Diante de uma argumentação sem contraponto, os desgostosos abusam da adjetivação. Julio Severo fez isso. Em lugar de argumentar logo me chamou de esquerdista. Simplesmente é vergonhosa essa posição.

PS: Já começo a receber comentários dos “advogados” de Julio Severo, com aquelas ameaças piedosas e ainda por cima com os adjetivos mais carinhosos.



fonte: http://teologiapentecostal.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário