Faça sua camiseta:

Faça sua camiseta:
Muitos nos procuram querendo comprar uma camiseta do movimento pela ética evangélica, Nós não comercializamos camisetas, mas quem quiser ter uma basta pegar o modelo e mandar fazer no local de sua preferencia: http://exemplobereano.blogspot.com.br/2014/02/camisetas-do-movimento-pela-etica.html

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

EU NÃO SINTO A PRESENÇA DE DEUS

Data: 09/01/2024 Autor: Thiago Surian
Devemos provar a nossa fé? O texto a seguir fala também sobre “sentir a presença de Deus”, mas o meu ponto não é esse (sei que talvez a maioria vai ler só o texto e tirar conclusões precipitadas, mas talvez umas 3 ou 4 pessoas leiam o texto inteiro e 1 ou 2 pessoas entendam o texto e o que eu estou trabalhando aqui. Se 1 pessoa entender, concordando ou não, já fico satisfeito. Eu realmente não sei qual é o conceito totalmente certeiro e final sobre o que é “sentir a presença de Deus”. Eu realmente não sei. Nunca parei para pesquisar sobre isso na Bíblia e no testemunho teológico dos pais da igreja, teólogos medievais, reformadores e teólogos modernos sobre isso. Nunca pesquisei a fundo o assunto, então não sei o que pensar sobre isso, mas, dentro do senso comum sobre isso, que é sentir uma alegria empolgante, arrepios, a sensação de “choques elétricos” (vejo alguns narrando o “sentir a presença de Deus” com essa descrição), chorar, pular e o que for que você entenda que seja isso. O meu ponto aqui é essa ideia de ter que “sentir a presença de Deus”, você TEM que sentir emoções e sensações na quando ora, quando está no culto, em seus momentos com Deus, ou você já pensa que está “frio”, que sua fé está “fraca”, que sua oração, ou seu culto, não passa do teto, e seu relacionamento com Deus está falhando, ou mesmo acabando. Esse pensamento de ter (lei) que sentir emoções e sensações, o que chamam de “sentir a presença de Deus”, dentro do senso comum do que é “sentir a presença de Deus”, é uma coisa muito ruim no final. Como eu disse acima, meu ponto aqui não é o “sentir a presença de Deus” ou não. Não estou aqui para dizer o que você tem que acreditar sobre o que é “sentir a presença de Deus”, lhe deixo na liberdade cristã sobre isso. O ruim disso é que pessoa PRECISA sentir alguma coisa para ter a *prova* da sua fé. Se a pessoa não sente nada, a fé perde o sentido, ela entra em crise de fé. A Bíblia diz que a *fé* já é a *prova* do que não vemos e cremos, e a certeza do que esperamos, a fé já é a *prova* que Deus está conosco, não precisamos provar nada, experimentar nada, só confiar no que Espírito Santo nos diz na Bíblia, a Palavra de Deus, no amor de Deus, nas promessas de Jesus. Jesus é a Verdade, Ele não mentiria para nós. Pode apostar todas as suas fichas no que Deus diz em sua Palavra, Ele não vai lhe decepcionar. Se eu creio porque eu sinto, porque eu experimento, então não é fé, é constatação. Se eu creio mesmo sem sentir nada, sem experimentar nada, aí é fé, como diz a Bíblia em Hb 11.1. Se alguém lhe disser que tem mil reais para dar para você, lhe mostrar o dinheiro e te entregar o dinheiro na mesma hora, você não precisa confiar que Ele lhe dará o dinheiro, porque você já tem a constatação, a pessoa já te deu o dinheiro. Agora, se a pessoa disser que tem mil reais para lhe dar, vira as costas para você e vai embora, lhe dizendo para esperar 15 minutos onde você está que ele vai lhe trazer o dinheiro, você não tem prova nenhuma que ele vai trazer o dinheiro para você, você precisa confiar nele, ou pode ir embora, porque você não confia nele, você não tem garantia nenhuma, você precisa ter *fé* que vai receber o dinheiro, mesmo sem prova nenhuma, sem garantia nenhuma. Assim também é nosso relacionamento com Deus. Tem horas que estamos felizes em orar, em cultuar, tem horas que não sentimos nada, não experimentamos nada, aí precisamos ter *fé* e confiar nele, acreditar no que Deus diz em sua Palavra, acreditar em suas promessas, mesmo sem nenhuma garantia, nenhuma *prova* do que cremos. Por mais que nossa fé seja do tamanho de um grão de mostarda, nós ainda podemos mover montanhas, se Deus manda mover as montanhas, é só apostar que Jesus falou a verdade e confiar nele. Falo por mim também. Quando eu oro, algumas vezes eu choro, em outras fico eufórico, tem vezes que me sinto muito bem, e é muito bom sentir essas coisas; mas tem dias que oro e não sinto absolutamente nada. Isso não me abala, sentir ou não alguma sensação ou sentimento na oração é totalmente irrelevante. Não é o meu sentimento ou sensação que prova que minha oração é ouvida, que Jesus está comigo e que Eles me, mas é a FÉ, a certeza na promessa de Jesus. Ele prometeu que está comigo e me ama, então confio nele, independente de eu sentir alguma coisa ou não. A fé já é a prova que Ele disse a verdade ao dizer que está conosco e nos ama. A fé já é a prova que nossa oração é ouvida. A fé já é a prova que Ele me perdoa e me quer para Ele. Não preciso de provas, de sentir alguma coisa, só a fé já justifica eu ser cristão e que que posso confiar que Ele é real, que Ele veio a mim por essa mesma fé, no batismo, na absolvição, na Palavra, na santa ceia, e jamais vai me abandonar. A fé é suficiente para eu ser dele, não preciso de emoções, de sensações de sentir nada. É muito bom sentir coisas, mas nem sempre sentimos, e Ele está conosco independente de sentirmos alguma coisa ou não. Por isso dizemos: Sola Fide (Somente a fé). Publique isso também: FONTE: SURIAN ( https://thiagosurian.wordpress.com/2024/01/09/eu-nao-sinto-a-presenca-de-deus/?fbclid=IwAR08dIKD-OA5CU25veOq3fooxu_jNPgunfGEkH8-eLgjQuBgb4smz7Cx8lY)

Nenhum comentário:

Postar um comentário