Faça sua camiseta:

Faça sua camiseta:
Muitos nos procuram querendo comprar uma camiseta do movimento pela ética evangélica, Nós não comercializamos camisetas, mas quem quiser ter uma basta pegar o modelo e mandar fazer no local de sua preferencia: http://exemplobereano.blogspot.com.br/2014/02/camisetas-do-movimento-pela-etica.html

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

JULGAR OU NÃO JULGAR? EIS A QUESTÃO

...






















É muito comum ouvir alguns irmãos e até mesmo líderes e também pastores, que JULGAR é pecado e tal afirmativa tem como base o texto dos Evangelhos onde  encontramos a exortação “Não julgueis para que não sejais julgados (Mt. 7:1 e Lc. 6:37)

Em outros textos encontramos o mandamento para julgar, vejamos: “nem ao menos  um  sábio entre  vós, que possa julgar no meio da irmandade?”  O Apostolo Paulo, exorta os irmãos em Corinto a serem sábios em julgar as  questoes entre os irmãos (1 Co. 6:5)

O  verbo  “krino”  que no texto aos Coríntios vem acompanhado de preposição, pode ser traduzido como:  distinguir, julgar, condenar, punir, concluir, determinar, estimar, questionar, pensar, separar, discriminar entre o bem e o mal, selecionar. No Novo testamento significa julgar, formar ou proferir uma opinião, depois de separar ou considerar os detalhes de um caso.

Tambem significa: Julgar mentalmente quanto ao que é correto, apropriado, excelente, considerar, decidir, determinar.

Nos textos a seguir você pode conferir a menção do verbo “Krino”, em seus diversos tempos e em algumas ocasiões o verbete “Krino” não aparece como verbo mas como substantivo.

(Lc. 7:43(julgaste bem); 12:57(Julgais); At. 4:19(julgai); 15:19(julgo); 25:25 (decidi); 27:1 (decidido); Rm. 14:5 (julga); 1 Co. 2:2 (decidi); 10:15 (Julgai); 8:15Tt 3:12 (Resolver, decidir); Ap. 16:5 (Julgaste).

Outros textos – Jo. 7:24 (Julgueis); 8:15 (Julgais); Cl. 2:16 (Julgue); Tg. 4:11 (Julga – tratar mal e menosprezar o irmão)

Há muitos outros texto, o leitor que estudar de forma acurada, descobrirá outras “pepitas de ouro” no contexto próximo e distante.

Agora queridos irmãos e amigos, temos uma questão aqui que será preciso tomar a Palavra como Espada que penetra e como fogo do Ourives que purifica o Ouro, para recebermos LUZ sobre o mandamento para JULGAR e o mandamento para não JULGAR.

No mandamento de Mateus e Lucas para não julgar, a ordem ali é para não “criticarmos” uns aos outros ou as pessoas. Aqui encontramos um mandamento para não praticarmos aquele hábito de censura, crítica amarga e injusta. Jesus condena o comportamento dos Fariseus que faziam o papel de Deus ao condenar os outros.

Nosso irmão Tiago reforma essa ideia quando diz: “Aquele fala mal do irmão ou julga a seu irmão”, você percebe que “julgar” aqui esta dentro do contexto de falar mal, falar contra, difamar, aqui o termo é aplicado àquele que usualmente aplica palavras ásperas acerca de uma pessoa ausente. (Tg. 4:11.12)

Assim sendo, neste caso, temos um mandamento: “NÃO JULGUEIS”

Quanto encontramos o mandamento para julgar, o que precisamos é saber sobre essa pratica, quanto ela traz de  beneficio e edificação para a vida pessoal, familiar e do corpo com um todo. Podemos aumentar a nossa capacidade para as batalhas e crises do dia a dia, na medida que compreendemos as Escrituras.

Vejamos

1.  Quando Paulo escreve aos Corintios, em sua primeira carta, ele exorta-os da seguinte maneira:

“Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade?”  Havia um lítigio entre os irmãos, uma contenda e naquele momento da Igreja de Corinto precisava de alguém com o Espirito de Sabedoria e Revelação para “julgar”, “examinar”, “avaliar” e “decidir”, sobre aquela questão.  Quantos processos hoje na justiça dos homens, entre pastores e igrejas, irmaos e irmaos, isso tornou-se um escandalo e portanto tais pastores e igrejas deveriam prestar atenção em Lc. 17:1.

2.  Nosso Senhor disse aos seus discípulos: “Julgai, não pela aparência”, o que significa essa declaração do nosso Amado Salvador e Senhor?  Os judeus estavam questionando o ensino de Jesus e sua fonte, diziam eles: “Ele não tem formação para isso” ou “Ele não recebeu seu mestrado ou doutorado em nosso seminário”,   Jesus respondeu: “O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou”. Em razão disso, Jesus diz aos seus discípulos: “Não julgueis pela aparência”, isto é: “façam um julgamento justo”. (Jo.7:14.24)

3. Aos Corintios, Paulo exorta-os: “Julgai vos mesmos o que digo”  (

4. Ainda aos Corintios na questão do véu, que é uma questão contextual da época em razão da necessidade de fazer diferença entre as prostitutas cultuais do culto prestado a deusa Afrodite (deusa do amor e da beleza) e as mulheres da sociedade de Corinto que agora salvas e libertas pela obra da Cruz, compreenderam que a diferença de uma mulher que “NASCEU DE NOVO” e uma mulher sem Cristo, não estava no véu e sim na experiencia com a pessoa viva do Cordeiro de Deus, e sua nova condição como mulheres que tornaram-se novas criaturas (2 Co.5:17). Assim, Paulo exorta aos irmaos:  1 Co. 11:13 “Julgai”. Não existe nenhuma base nas Escirituras para o uso do véu das irmãs em nossas igrejas, quem assim ordena, revela que há um “veu” sobre seu entendimento,  faltando “luz” a esses que trazem essa questão como mandamento.

5. Para concluir, temos o nobre exemplo dos irmãos de Bereia que “examinavam”,  “pesquisavam cuidadosamente” como em um julgamento legal.



O que acontece conosco como igreja nestes dias?



Perdemos o caráter Bereano de examinar com a Bíblia em mãos, o que está sendo pregado, ensinado, escrito, cantado. Cada discípulo de Cristo deveria ouvir a pregação do seu  pastor ou líder, com a Bíblia aberta e conferir “Palavra com Palavra. Alguns eruditos afirmam que a atitide NOBRE dos Bereanos em examinar e pesquisar com cuidado o que Paulo ensinava, era fruto da própria exposição do Apostolo Paulo que nos incitava a examinar sua exposição de todo “conselho de Deus”. (At. 20:27)

Pelo fato de que não temos tal pratica, tudo que é ensinado “usando o nome de Jesus Cristo”, milagres e curas em nome de Jesus,  ou parte das Escrituras é citada, ou quando ouvimos alguem com forma de “piedade” (2 Tm.3:5), para os  “bebes” na fé em nosso grande berçário eclesiástico, tais pratica soam como “Palavra de Deus”, e assim tomando o texto de Mateus e Tiago, nós fazemos uso fora do seu contexto, afirmando que:



“É pecado Julgar”.

Queridos irmãos, e mesmo alguns colegas e líderes, vamos ler as Escrituras acuradamente, dentro do seu contexto, preguemos expositamente com oração e dependência do Espirito Santo e assim seremos ricamente fortalecidos e nos tornaremos "Os Bereanos" desse tempo do fim.

Desta forma, deve um Cristão JULGAR? Deve sim,  não fomos chamados ao rebanho da ICAR, onde a interpretação esta nas mãos de alguns, ainda hoje e muito mal feita, pois o veu da ignorância ainda repousa sobre a liderança e rebanho da ICAR, como nos dias da Reforma.

È sinal de um caminho de maturidade, discenir, examinar, julgar e testar:  QUEM É QUEM?

Quem fala, quem prega, quem canta, quem da testemunho, quem fala em outras línguas, quem “profetiza”, quem lidera, quem ensina na EBD, quem se apresenta como missionário (irmãos quantos enganadores nessa área), não invista em qualquer projeto, mesmo que camarada cante e “arrebate” o auditório, cuidado, ele vai arrebatar a sua bolsa (muitos que em de outros continentes com a marca da “pobreza”, vem as nossas igrejas para levar vultuosas quantias).

 O que fazer? Mateus 28:19 - "Indo, fazei discipulos de todas as ethnias, ensiando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado"


QUEM É QUEM? Voce sabe?


  Compartilhado do FACEBOOK do pastor Josué Martins dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário