Faça sua camiseta:

Faça sua camiseta:
Muitos nos procuram querendo comprar uma camiseta do movimento pela ética evangélica, Nós não comercializamos camisetas, mas quem quiser ter uma basta pegar o modelo e mandar fazer no local de sua preferencia: http://exemplobereano.blogspot.com.br/2014/02/camisetas-do-movimento-pela-etica.html

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Festival Prome$$as: Protesto (Por Alan Cristie)


Relatório das atividades: Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2011 (Festival Promessas, da Rede Globo)

ALAN CRISTIE
No último sábado, dia 10, o grupo “Voltemos ao Evangelho Puro e Simples: O $how tem que parar!” esteve presente no Festival Promessas da Rede Globo. O Cante as Escrituras esteve presente apoiando a manifestação.
A primeira coisa que notei ao chegar ao evento foi que ele não estava tão cheio assim. Passei por perto na noite anterior e já estavam passando o som, então percebi o que é um evento “global”. Eles queriam tudo perfeito. Para Deus? Claro que não! Já não somos mais tão bobos. Eles queriam era impressionar.
Devo admitir que o palco colossal, as gruas, a estrutura de som e dos quatro telões não se assemelhavam a nada que eu já tenha visto em um evento “gospel”. A qualidade era notável. A segurança também era algo notável. Além do policiamento pesado no meio e nos arredores do evento, o helicóptero da polícia militar não cessava de nos sobrevoar, fazendo a alegria da garotada que dava tchauzinho imaginando estar sendo filmada.
Enfim, como eu disse no início, não estava tão cheio assim. Nem mesmo no momento em que o Serginho Groisman resolveu fazer uma segunda abertura do evento (por estar mais cheio, ele disse). Então fui logo procurar a galera para ajudar a estender as faixas. No meu caminho fui parado por um rapaz que me pediu por um momento da minha atenção. Ele disse que estavam fazendo uma pesquisa para saber qual era o meu artista favorito. “Que estão aqui hoje?”, perguntei. Ele fez sim com a cabeça. “Nenhum!”, respondi para seu espanto. Ele ficou confuso, e eu expliquei o porquê de eu estar ali naquele dia. “Protesto? Mas você é contra os artistas?” Eu disse que estava procurando o resto do pessoal e que era só ele procurar pelas faixas depois que explicaríamos tudo. “Mas eu estou trabalhando. Você não pode me explicar agora?”

Palco do evento
Então esse foi o meu primeiro contato com um evangélico no evento, e para mim foi aí que iniciou a ação. O rapaz parecia se identificar bastante com as coisas que eu dizia, e ele mesmo parecia ter dúvidas sobre o foco da música gospel e dos pastores neopentecostais já antes do evento. Após termos conversado por alguns poucos minutos, continuei a procurar o pessoal e logo os achei. Estavam lá parados de frente para o palco logo depois do público, e já imersos em debates. Ao som de Ludmila Ferber e sua “unção de ousadia, de conquista e de multiplicação”, o primeiro grupo adolescente veio me abordar questionando o que significava “Voltemos ao Evangelho Puro e Simples: O $how tem que parar!”. Tenho que admitir: Essa frase soa um pouco ofensiva para quem não conhece a causa, e o mais interessante foi desmitificar isso em 30 segundos para todos os que me perguntavam. Pelo jeito que eles nos olhavam, parecia que esperavam que eu falasse com um tom arrogante e um olhar superior. Mas ao notarem alguém que os olhava nos olhos sorrindo, se espantavam. E foi assim o primeiro grupo de adolescentes. Chegaram rindo e saíram sem dizer uma palavra, a não ser “Ah, tá… Valeu”.
Gosto disso. Na Conferência Fiel desse ano nós do Voltemos ao Evangelho perguntamos ao John Piper o seguinte: “Com o movimento crescente do evangelho da prosperidade no país, perdemos o que chamaríamos de ‘mente cristã’. O que o senhor nos aconselha nesse sentido?” Ele respondeu algo assim: que as pessoas que seguem os “profetas” da prosperidade assumem que nós somos austeros, arrogantes, “sem o Espírito”, infelizes. Mas que quando elas vissem que nós nos alegramos em Cristo, quando elas testemunhassem nossa felicidade nas Verdades Eternas, elas confiariam que aquilo que temos é verdadeiro e muito maior do que as riquezas que elas almejam aqui na terra.
Achei um conselho muito bom, e até então segui-lo tem dado bons frutos.
Então, entre as diversas pessoas conversando com os outros integrantes do protesto, mais um grupo veio me questionar. Esse era um grupo singular, pois uma das meninas tinha algumas frases prontas e versículos na ponta da língua. Não demorou muito para eu fazê-la perceber que ela não entendia os versículos que estava citando, e que as frases prontas dela não tinham qualquer base bíblica. Qualquer coisa como: “Os filhos do rei não passam necessidade”. E versículos retirados de Ageu e Isaías sobre receber prosperidade, ou “o melhor dessa terra”. Não me espantou quando perguntei a ela se ela tinha lido todo o livro de Isaías e ela respondeu que não. “E Ageu? Você já leu todo?” Ela respondeu sem graça que também não. É natural que ela pensasse que tais promessas fossem direcionadas a ela, já que é isso que os pastores que ela conhece falavam. Apenas arremessavam versículos aleatórios e completavam com suas próprias falsas promessas. É natural que ela não entendesse que as promessas de prosperidade do antigo pacto seriam cumpridas em nós não aqui, mas na eternidade. Claro que ela não saberia que Cristo sofreu o que sofreu para que ele mesmo recebesse e comprasse para nós essas promessas; a alegria que lhe estava proposta.
Depois dessa menina, muitas outras pessoas vieram nos abordar. Algumas nos criticando, outras nos apoiando e tirando fotos dos cartazes. Mas todas estavam impressionadas. E é isso o que queremos: que fiquem impressionadas. Não queremos afrontá-las, mas confrontá-las. Não queremos ofender os “profetas” da prosperidade. Queremos que essas pessoas cheguem em casa e se perguntem: Por que eles estavam fazendo aquilo? O que faz um cristão levantar cartazes contra “cristãos”? Será que eles estão certos? Será que tudo o que eu aprendi até hoje sobre Deus era uma mentira?
Queremos que elas orem em sinceridade pedindo a Deus que a verdade lhes seja revelada. Queremos dar-lhes a oportunidade de ouvir algo diferente daquilo que têm ouvido em seus púlpitos e suas rádios.


Um comentário:

  1. apoio o que vcs tem feito, a nossa confiança não deve estar em profeta algum... tbm acredito que as "promessas de prosperidade" não são pra nós, mas para Israel... a nossa promessa, a nossa riqueza está no céu... o que eu consquistar aqui, aqui ficará! mas o meu tesouro que está guardado com Ele será eterno...
    não parem, estaremos sempre juntos em oração, não para separar o povo, mas para fazer com que o evangelho de salvação seja pregado de forma correta, como Cristo ordenou. abraço e tenham a nossa admiração e respeito.

    ResponderExcluir