Faça sua camiseta:

Faça sua camiseta:
Muitos nos procuram querendo comprar uma camiseta do movimento pela ética evangélica, Nós não comercializamos camisetas, mas quem quiser ter uma basta pegar o modelo e mandar fazer no local de sua preferencia: http://exemplobereano.blogspot.com.br/2014/02/camisetas-do-movimento-pela-etica.html

sábado, 1 de janeiro de 2011

"Mundos separados"

O que acontece com uma Testemunha de Jeová que decide abandonar a seita?
Como é seu dia a dia lá? Ela tem direito a ter dúvidas e questionar?
O filme "MUNDOS SEPARADOS" mostra isso com detalhes. Mostra também que por "segurança" a maioria das Testemunhas aceitam tudo sem ousar questionar. A tatica do medo é bem aplicada por lá, tanto o medo de ser destruído no famoso Armagedon como o medo se ser separado do convívio familiar e social.
Esta obra dinamarquesa postada no Youtube é uma exelente ferramenta de reflexão e deve ser vista por todos que tem um contato com a esta seita.
Eu vou mais alem do que simplesmente questionar a forma que a liderança das Testemunhas de Jeová agem. Eu quero com esta postagem abrir um paralelismo entre o que acontece no filme e, guardada as proporções, o que acontece em muitas igrejas evangélicas.
Tudo bem que a exclusão social  como vista no filme não é comum nas igrejas mas o medo de pensar e questionar sim. A vigilância na vida das pessoas também.
Assistam o filme e  comentem.
Abaixo a primeira , das onze, parte. No fim dela é só clicar na próxima parte para continuar assistindo.

Via Indicetj;
(Parte 1 de 11) Mundos Separados (To Verdener) LEGENDADO indicetj.com


4 comentários:

  1. O filme tenta ser o mais imparcial possível... Mas não consegue. O diretor tenta de todas as formas, ser honesto e mostrar os benefícios de ser TJ, mas comete alguns equívocos, talvez até de modo tendencioso... ou não. O principal erro é tentar mostrar as TJ como uma seita, diferente de todas as outras religiões quando, na verdade, pelo menos quanto à imposição de um padrão de comportamento, não haja grandes diferenças entre as TJ e as outras religiões. O que é apresentado como “lavagem cerebral” é na verdade uma imposição de padrões e conceitos, algo que acontece em todas as religiões. Sim, por que a grande diferença entre as TJ e as outras religiões está nas doutrinas. Quanto a padrões comportamentais, todas as religiões apresentam uma alternativa no modo de vida das pessoas que querem viver diferente do padrão seguido por aqueles que não seguem nenhuma religião é uma escolha da pessoa aceitar ou não a imposição de tais padrões e no caso das crianças os pais tem esse poder de impor um modo de vida a seus filhos, conscientes de quando crescerem eles decidirão por si se devem continuar no caminho de seus pais ou não. Isso acontece em todas as religiões. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que nasceu na religião tal e vai morrer nela? É assim também quanto as TJ, elas são uma alternativa para quem deseja viver sob seus padrões. Não há nada de errado nisso, como o filme tenta mostrar disfarçadamente. Aceitar ou não os padrões das TJ ou de qualquer outra religião é uma opção que a pessoa tem. No caso da mocinha do filme ela sabia quais eram os padrões e princípios impostos pelas TJ e optou por não segui-los, mesmo ao custo de viver afastada de sua família, foi a escolha que ela fez, diferente de seu irmão que sentiu falta do convívio familiar e estava disposto a voltar a viver sob os padrões e princípios das TJ. Isso não faz dela uma pessoa pior nem melhor do que ninguém, nem deve condenar a organização das TJ, que como toda religião tem prós e contras. No final, Deus é que vai julgar cada ser humano baseado nas suas escolhas. (Ecl. 3:17; 12:14)
    Precisamos o tempo todo orar a Ele pra que tenha misericórdia de nós, caso tenhamos feito escolhas erradas, e nos conceda a graça de viver a VERDADEIRA VIDA. (1Tim. 6:17-19)

    ResponderExcluir
  2. Pamela,
    Qualquer religião que impõe seus padrões, não dando chance a seus membros de refletirem ( alias impedindo com ameaças de retalhação agora e destruição na eternidade)pratica lavagem celebral. Como cristão vivo pela graça não pelo medo, sirvo a Deus, não uma organização. Deus é inquestionável mas as religiões podem e devem serem questionadas ( não sei por que eles tem medo disso, ou melhor sei sim....)O problema das TJs e outras religiões similares é a falta de honestidade quando dizem crer nas Escrituras mas o que impera são os padrões religiosos imposto por homens, que embora usem as escrituras para justificar estes padrões, impedem que se interprete diferente, mesmo quando a interpretação da organização é absurda. Conheço historias de TJs que estão lá por medo das consequencias da desassociação que levaria a perda do contato com familia e amigos. As TJs quando proclamam suas mensagem insistem para as pessoas refletirem e analisarem, mas depois que estão lá ocorre exatamente ao contrário, estudo e reflexão só sob suas lentes. Isto é lavagem celebral sim. O filme mostra um pouco disso.

    ResponderExcluir
  3. eu concordo com essa opinião. Fui tj por alguns anos e quando decidi que não viveria sobre a influência de tentativa de lavagem cerebral decidi me afastar, e com isso fui escomungado e isolado. Detalhe é que não pratiquei nenhum ato proibido para ser desassociado, mas a inicitativa foi minha de sumir de lá. Isaias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente assim Isaías: A doutrina ensinada por Jesus se resume no AMOR. Entendo uma organização religiosa ter seus conceitos ou doutrinas, mas quando se deixa de amar em nome disso, perde qualquer identidade com o cristianismo.

      Excluir