Faça sua camiseta:

Faça sua camiseta:
Muitos nos procuram querendo comprar uma camiseta do movimento pela ética evangélica, Nós não comercializamos camisetas, mas quem quiser ter uma basta pegar o modelo e mandar fazer no local de sua preferencia: http://exemplobereano.blogspot.com.br/2014/02/camisetas-do-movimento-pela-etica.html

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O DÍZIMO E A IGREJA

Este blog estará completando seu primeiro aniverssário, e estarei republicando alguns topicos exibidos durante este periodo, alguns serão revisados ou como este topico agrupado.




O DÍZIMO E A IGREJA
por Laudinei



          O dízimo é uma das "doutrinas" mais ensinadas em nossos dias, seu ensino como doutrina para a igreja esta presente na maioria das denominações  evangélicas e até na Igreja Católica.

          Mas seria o dízimo uma doutrina para a Igreja de Jesus?

          Se afirmativo qual a base bíblica?
          Antes de começar a avaliar o dízimo, gostaria de deixar claro que não sou contra as contribuições e sei que o sistema precisa de dinheiro para funcionar ( entenda-se por sistema o templo e sua manutenção, os ministros e seus salários, prebendas ou ajuda de custos, assistência social, missão, evangelismo, etc). Também gostaria de deixar claro que sou contra a contribuição cega, ou seja, acho que cada centavo ofertado tem que ser para os objetivos pré definidos, o contribuinte e a comunidade deve decidir sobre este uso e principalmente fiscalizar.

          Tudo, inclusive o salário ou prebenda deve ser definido por quem contribui , não por quem recebe ou por um grupo ( ministérios) escolhido por ele. E ai até vale, se a comunidade decidir, contribuir-se com 10 % de forma voluntária e sem usar os textos fora de contexto tão comum em nossas igrejas.

          Que a bíblia ensina a contribuir é fato e a maioria esmagadoras dos textos do NT tem um objetivo definido, ajudar os necessitados. Infelizmente muito pouco do que se oferta hoje em nossas igrejas segue o exemplo bíblico. Algumas igrejas sustentam verdadeiros impérios humanos e se esquecem das pessoas necessitadas.

          Mas voltando ao dízimo como doutrina vamos avaliar o que a bíblia diz e o que se é ensinado inclusive por "teólogos".

         Podemos dividir este estudo em três partes:

         O dízimo da lei, o dizimo antes dela e o dízimo no NT.



         O dízimo da lei nem deveria ser objeto deste estudo, pois ele não é destinado a judeu ou adventista mas a cristãos que vivem na graça e não estão debaixo do julgo da lei . Não entendo o porque de cristãos que não vivem sob a lei , abrirem uma exceção a ela, não seguem as centenas de normas estabelecidas na lei, vide o pentateuco, mas quando se fala de dizimo a lei vigora.

        Muitos buscam antes de lei ou no NT motivos para dizimar, mas usam o texto de Malaquias nos envelopinhos do dizimo e nos sermões. Incoerência pura.

       Vou apresentar algumas considerações  sobre o dízimo da lei:











O DÍZIMO DA LEI





          1) O dízimo da lei tinha um objetivo, manter o templo e os sacerdotes e isso serve para justificar o dízimo moderno, mas esquecem que:

         - A casa do tesouro onde o dízimo deveria ser levado não é o templo de hoje e os obreiros de hoje não são os levitas ou sacerdotes , e mais, os sacerdotes que viviam do dizimo não tinham direito propriedade e heranças, já os "sacerdotes" de hoje... Alem disso os sacerdotes trabalhavam o tempo todo no serviço do templo ( que diferença hoje!)

          2) Malaquias fala de portas abertas como bênção para quem dizimasse e pragas de gafanhotos para quem não, e isso é usado hoje, esquecendo o contexto, o povo judeu tinha promessa de terra literal ( território, nação) portanto as promessas ali definidas tinha em haver como as condições climáticas que proviam uma boa colheita e os gafanhotos eram literal, pragas de gafanhotos destruindo a lavoura.

        3) Ainda sobre o texto de Malaquias gostaria que o livro fosse avaliado com toda calma, e perceberemos que o tempo todo o profeta fala com os sacerdotes ( os que recebiam os dízimos) não com o povo.

         4) O dízimo da lei não era obrigação a todos, apenas os lavradores da terra e criadores de rebanhos tinham o dever de dizimar, pelo menos é o que a bíblia ensina. (Lev 27: 30,32)

         5) O dízimo na lei mosaica tinha vários fatores a serem avaliados tais como o dizimo dos dízimos, o dizimo para os pobres, o dizimo ( em alimentos) que deveria ser comido pelo sacerdote e família etc, mas não vamos nos ater a eles pois como já disse não estamos mais sob o domínio da lei.

        6) Alguns chegam a falar em maldições para quem não dizima, baseada em Malaquias, mas Malaquias é um texto sob lei, sob a graça o livro de Gálatas fala que os que são das obras da lei é que estão em maldição ( Gal 3:10)



O DÍZIMO ANTES DA LEI. ABRAÃO E JACÓ.





          " E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo" (Gênesis 14:18-20)

         "Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos." (Heb 7:4)



           De fato o dízimo esta presente nas escrituras antes da lei dada a Moisés, mas isso não torna o dízimo mandamento para a igreja, pois é apenas citado, nunca ensinado. O dízimo era um prática comum entre os povos da época, mas isso, repito, não faz dele uma doutrina para nós seguirmos hoje.

         A primeira citação de dízimo esta e Gênesis quando Abraão ao retornar de uma guerra vencida oferece o dízimo dos despojos desta guerra ao sacerdote Melquisedeque.

         Observemos que em relação a Abraão o dízimo só é citado nesta ocasião. Abraão não dizimava regularmente de seus bens e na única vez que o fez, dizimou dos despojos de guerra.

         A Bíblia não nos ensina a repetir os atos isolados de Abraão, e se ensinasse deveríamos dizimar apenas quando fossemos a uma guerra e a vencêssemos.

         Outro caso de alguém dizimando antes da lei é o de Jacó, alias a bíblia não apresenta ele dizimando mas prometendo ( numa espécie de barganha com Deus) que faria se fosse abençoado . Vejamos:


         "E Jacó fez um voto, dizendo: ‘Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo" (Génesis 28:20-22).


          Jacó fez um voto – uma promessa (e notem que não há nenhum registo bíblico de que ele tenha cumprido alguma vez essa promessa!).

        Era uma promessa condicionada a cinco condições:

       SE Deus for comigo,

       SE Deus me guardar,

       SE Deus me der comida para comer,

      SE Deus me der vestuário para vestir, e

       SE eu voltar à casa de meu pai em segurança (que não aconteceu senão 20 anos mais tarde).

      ENTÃO, e somente então, Deus pode ter 10% de tudo o que me dá.



       Com base nesta passagem nenhum cristão está obrigado a dizimar, alias não temos que repetir os atos de ninguém, Jacó praticou muito atos reprováveis, e esta listinha que ele fez até parece com certas igrejas modernas, só que a promessa era para dízimar depois e hoje se dízima antes.

      Se o dízimo de fato era uma ordenança de Deus anterior a Lei, teríamos que adotar a circuncisão nos dias atuais, pois Deus ordenou isso a Abraão em Gênesis 17:10, em Gênesis 17:14 seria extirpado quem não fosse circuncidado, em Gênesis 17:24 Abraão com a idade de 99 foi circuncidado para a manutenção da aliança com Deus. Deus  condicionou a circuncisão a aliança feita com Abraão não o dízimo. Dessa forma, se o dízimo era de fato uma ordem Deus, imaginem a circuncisão, que era vital para a manutenção da aliança entre Deus e Abraão... Se usarmos as regras vigentes anterior a lei temos que adotar todas as práticas de Abraão... Notemos que a circuncisão é também citada na lei, antes dela e no NT, porem não é ordenança para a igreja. Antes da lei também temos os sacrifícios e os sábados.





O DIZIMO NO NT



         O dízimo não é ensinado no NT, nem por Jesus, nem por Paulo ou outro escritor das epistolas. Mas o fato dele ser citado é aproveitado por muitos para fazer dele mandamento para a igreja.

        Vamos as estas citações:

        Quando Jesus citou os dois homens que foram orar no templo, Ele cita que o fariseu se gabava de ser dizimista, mas isso não lhe ajudou em nada, quem saiu  justificado foi o publicano que se reconhecia pecador. Neste texto não há nada que induza a igreja de Jesus a dizimar.

        A outra passagem do NT que fala sobre o dizimo esta em Mat 23 e texto relacionado em Lucas e seguramente é um dos mais utilizados para propor o dízimo com doutrina para a igreja, afinal Jesus ali diz fazei isso- dizime- sem omitir aquilo.

        Mas será o que o texto é avaliado corretamente? A quem e quando Jesus falou deveriam ser fatos a serem considerados.

        A lei vigorava e Jesus veio para cumpri-la. Desde o sacrifício de pombinhos, destinados aos mais pobres, conforme a lei apresentado por seus pais no seu nascimento, passando por sua circuncisão ao oitavo dia, até após sua morte quando as mulheres foram ao túmulo no domingo de manhã para ungir o corpo, vemos a lei sendo observada. Vemos Jesus curando leprosos e mandando eles se apresentarem ao sacerdote segundo a lei. Jesus falava a um povo sob a lei com a lei vigorando ( Ele ainda não tinha morrido) e portanto nada mais lógico dele ter falado isso, fazei isso ( conforme a lei). Mas isso não torna o dízimo doutrina para a igreja.

        Alem do mais se o verso 23 fosse mandamento para igreja pelo fato de Jesus ter dito fazei isso, o que dizer do verso 3? Vejamos:

       Mateus 23: 1-3, 23

       1 Então, falou Jesus à multidão e aos seus discípulos,

      2 dizendo: Na cadeira de Moisés, estão assentados os escribas e fariseus.

      3 "Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam."
...

      23 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas."


       Se o "fazei estas coisas sem omitir aquelas," do verso 23, é mandamento para igreja o "observai e praticai tudo" do verso 3 também seria . E o que os escribas e fariseus diziam? Toda lei e muito mais, pois iam alem dela ( tenho minhas dúvidas se a hortelã, o cominho e o endro deviam ser dizimados ).


        Ainda resta os textos de Hebreus, mas não da para fazer mandamento de uma citação que visa simplesmente mostrar a superioridade de Jesus sobre o sacerdócio de Melquisedeque. Se o texto ensinasse dizimarmos teríamos um problema pois ali o sacerdócio de Melquisideque é apresentado como superior ao araonico e o dízimo dado hoje esta muito mais para o dízimo araonico da lei do que para o dízimo dado por Abraão ao sacerdote Melquisedeque, sobre este dízimo , diferente do dizimo da lei, não temos ensino de onde, como, quando e porque dizimar e muito menos do destino do dízimo arrecadado.





O ENSINO PARA A IGREJA




         Todo ensino para a igreja estão registrados nas paginas do NT e nele não vemos o dízimo. Vemos poucos textos falando do sustento de obreiro e uma maioria esmagadora de textos falando sobre a ajuda aos necessitados.

        No Novo Testamento não temos nenhum ensino sobre o dizimo para igreja ( Os textos dos evangelhos e de Hebreus já foram explicado), mas fala em contribuir para  ajudar aos necessitados da igreja. Temos alguns textos falando sobre o sustento dos obreiros mas estes são minorias e não nenhuma relação com o dízimo.


        Diferente da igreja do tempo apostólico a igreja de hoje fala muito em dinheiro, mas seu destino é outro. Sustentar obreiros e estruturas se destacam enquanto a ajuda aos necessitados estão em segundo plano ( quando estão).


        Alem do mais estas contribuição eram voluntárias e segundo a prosperidade de cada um e a administração destas ofertas eram eficazes e sérias.


       Seguem-se alguns textos :


       Atos 2:44,45
      Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
     Vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.


       Nos primórdios da igreja o povo contribua com o objetivo de suprir a necessidade dos irmãos, ninguém tinha preocupação com o que era seu mas tudo era em comum.

      Aqui vemos contribuição e vemos que esta difere das ofertas e dízimos ensinados hoje e não visa a necessidade comum e cada irmão e sim sustentar obreiros e estruturas ( não que seja errado, mas o problema esta na prioridade.)



Atos 2:44,45

Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.


Vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.



Nos primórdios da igreja o povo contribuía com o objetivo de suprir a necessidade dos irmãos, ninguém tinha preocupação com o que era seu mas tudo era em comum.

Aqui vemos contribuição e vemos que esta difere das ofertas e dízimos ensinados hoje e não visa a necessidade comum e cada irmão e sim sustentar obreiros e estruturas ( não que seja errado, mas o problema esta na prioridade.)







Atos 4: 32,35

.. .Ninguém considerava exclusivamente sua nenhuma coisa que possuia , tudo porém era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terra ou casas, vendendo-as. traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos, então, se distribuíam a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.



Aqui o texto segue o citado anterior ( Atos 2) A necessidade de cada um era prioridade e ninguém se apegava aos seus bens mas os usavam para suprir as necessidades dos irmão. Os apóstolos aqui começavam a ter a responsabilidade de ajudar nesta distribuição pois a eles eram entregues os valores e estes distribuíam. Continuando no texto vemos Barnabé vendendo uma propriedade e trazendo aos apóstolos e o caso de Ananias e Safira que fizeram isso pela motivação errada e mentindo sobre o valor da venda. Deus não quer este tipo de contribuição. Observem que a contribuição era voluntaria, os que faziam o faziam de coração, ninguém era obrigado ( conservando-o, porventura não seria teu? e vendido, não estaria em seu poder?), mas fazer para aparecer e mentir,Deus não não tolera.





Atos 6;1.4

... porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária....


Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas....


Escolhei dentre vós sete homens....aos quais encarregaremos deste serviço.



O serviço de ajuda era primordial para igreja que surgia, e os apóstolos devido aos seus afazeres em relação a Palavra de Deus atribuíram este serviço aos diáconos para que esta distribuição fosse feita de forma correta, não esquecendo de ninguém. Aqui vemos que a função dos diáconos eram servir as mesas, ou seja distribuir entre os necessitados ( Hoje parece que em muitas igrejas o diácono serve para ficar na porta do templo, olhar os carros, chamar atenção das crianças... mas isso já é outro assunto)

Continuamos a ver que ajudar, repartir era algo primordial a igreja, o povo contribuía e os apóstolos, depois os diáconos serviam a Deus ajudando neste ministério. Até aqui não vemos contribuição e ofertas para sustento do obreiros e estruturas ( até necessário se dermos a importância devida a cada ação)





ATOS 10;4

..e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus.



Aqui vemos as esmolas ( ajuda ao necessitados) agradando a Deus, e no caso isso aconteceu mesmo antes de Cornélio conhecer a Jesus, este orava a Deus e dava esmolas e Deus se agradou disso que providencio alguém para lhe levar a mensagem com´reta do evangelho. O que agradou a Deus foi as esmolas que ajudavam os pobres não que sustentavam estruturas de templos.







Atos 11:29

Os discípulos, cada um conforme suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na judeia.



Diante de uma fome na região da judeia os discípulos contribuíram para socorrer os irmãos afetados por ela, E olhem que alem de voluntaria este socorro era segundo as posses.Alguma semelhança com os dízimos e ofertas modernas?





Rom 15:26

"Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em beneficio dos pobres entre os santos que vivem em Jerusalém."



De novo coletas em favor dos pobres.





I Cor ¨16:1,2



"Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme sua prosperidade.



Mais uma vez, ofertas para os santos e esta oferta não tinham um percentual tipo dizimo, cada um faria segundo sua prosperidade ( e por favor não venham dizer que um percentual igual para todos é conforme a prosperidade, pois 1% de quem ganha uma bolsa família de 300,00 pode ser muito mais do que 50% de quem ganha 50.000,00)



II Cor 8: 2,5



Como em muita prova de tribulação houve abundancia do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente .Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço que se fazia para com os santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.



II Cor 9:1



Quanto à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos;



II Cor 9: 7,

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.



Gal 2:10

recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência.



I Tm 5:3 e 8

Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas.


Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel



Tg 2: 15,16

E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

     


        Seria necessário mais comentários?






Para quem quer pesquisar mais sobre o dízimos algumas sugestões:

1)Artigos traduzidos por Mary Schultze
http://cpr.org.br/TudoSobreDizimo.htm

2) " Desmistificando o dízimo" Paulo José F. de Oliveira   ABU Editora
(para mim o melhor livro editado sobre o tema)

Um comentário:

  1. Laudinei,

    Obrigado pela visita e por engrandecer o assunto do dízimo.
    Estou lhe seguindo.
    Gostaria de colocar seu banner em meu blog. (E se possível for, o irmão também colocar o banner do Refletindo a Graça em seu blog...)

    Um grande abraço!
    Em Cristo,
    Vinicius Morais
    ----
    Visite: Refletindo a Graça
    http://refletindoagraca.blogspot.com/

    ResponderExcluir